segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CHARLIE CHAPLIN

CHARLIE CHAPLIN

  Charlie Chaplin nasceu em Londres no ano de 1889 e iniciou sua carreira como mímico, fazendo excursões para apresentar sua arte. Em 1913, durante uma de suas viagens pelo mundo, este grande ator conheceu o cineasta Mack Sennett, em Nova York, que o contratou para estrelar seus filmes. Seu personagem mais famoso foi o vagabundo Carlitos, oprimido e engraçado, este personagem denunciava as injustiças sociais. 
 Em 1918, no auge de seu sucesso, ele abriu sua própria empresa cinematográfica, e, a partir daí, fazia seus próprios roteiros e dirigia seus filmes.
 Crítico ferrenho da sociedade, ele não se cansava de denunciar os grandes problemas sociais, tais como a miséria e o desemprego. Produziu grandes obras como: O Circo, Rua de Paz e Luzes da Cidade. Adepto ao cinema mudo, o também cineasta, era contra o surgimento do cinema sonoro, mas como grande artista que era, logo se adaptou e voltou a produzir verdadeiras obras primas: O Grande Ditador, Tempos Modernos e Luzes da Ribalta.


"A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza."
Charlie Chaplin 
   Charlie Chaplin, o gênio do cinema mudo, usou a arte cinematográfica para criticar as injustiças e problemas sociais existentes no mundo. Criticou em seus filmes a repressão, a ditadura e o capitalismo, por isso os seus filmes foram proibidos na Alemanha nazista na década de 30. No filme O garoto(1921), faz uma crítica a pobreza, conta a história de um bebê que é abandonado pela mãe que não tem condições de criá-lo e que é encontrado e criado pelo vagabundo. No seu filme Tempos Modernos(1936) fez uma crítica a escravização do homem no capitalismo. No filme ele mostrou um operário de uma fábrica trabalhando de forma quase escrava, que tendo um colapso nervoso é levado ao hospício. Em Monsieur Verdoux(1947), fez uma crítica severa e polêmica ao capitalismo e ao militarismo.
 O filme foi bem recebido na Europa e teve boas críticas mas poucas. Já nos EUA, o filme não foi lançado na época pelo país achar que aquilo seria uma espécie de "acerto de contas", devido as críticas ferrenhas e explicitas que Charlie Chaplin fez ao capitalismo no filme. Então baseados na obra de Charlie Chaplin, podemos concluir que o ator e cineasta era comprometido com as causas sociais, e que usou da cinematografia, para tentar conscientizar os seus telespectadores dos problemas sociais, buscando uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário