segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mahatma Gandhi

GANDHI

 Mohandas Karamchand Ghandi foi um líder espiritual e pacifista indiano. Nasceu na cidade indiana de Bombaim, no ano de 1869.
Durante a infância e adolescência foi educado na Índia. Quando adulto foi estudar em Londres (Inglaterra), onde cursou Direito, formando-se advogado. Ao retornar para a terra natal, tornou-se membro do Supremo Tribunal de Bombaim.
 Em 1893 mudou-se para a África do Sul para trabalhar como advogado. Atuou em defesa da minoria hindu que vivia neste país africano, lutando pelos direitos iguais.
Em 1914 retornou para a Índia, onde começou uma campanha pela paz entre hindus e muçulmanos, que viviam em conflito.
Atuou também contra o domínio britânico na Índia. Gandhi defendia a criação de um estado autônomo na Índia. Em função destas posições foi preso várias vezes pelos britânicos.
 Gandhi era contra a violência, defendendo as formas pacíficas de protesto como, por exemplo, greves, passeatas, retiros espirituais e jejuns. Foi uma das principais figuras no processo de independência da Índia. Obteve bons resultados na pacificação entre muçulmanos e hindus. Em 15 de Agosto de 1947 a Índia torna-se independente, porém, em 1948, foi assassinado em Nova Délhi por um extremista hindu. Passou a ser chamado de Mahatma (em sânscrito “grande alma”) Gandhi.
 Gandhi nunca recebeu o prêmio Nobel da Paz, apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948. Décadas depois, no entanto, o erro foi reconhecido pelo comitê organizador do Nobel.
  


"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo."
Mahatma Gandhi

 Os principais principios de Gandhi eram o da não-violência e da busca pela verdade. Ele queria, mostrar que o uso da violência era um obstáculo para uma sociedade harmoniosa e justa. E que a  única maneirade tornar uma sociedade mais justa era através da paz e da verdade. 
  Enquanto os britânicos usavam o poder militar e sanções econômicas para oprimirem e tornarem os indianos dependentes economicamente deles, usando teorias racistas imperialistas que queriam provar que os europeus eram superiores aos demais povos, Gandhi acreditava que o povo indiano só acabaria com essa dominação e idéia de superioridade européia, se usassem o principio de que essa dominação só existia por causa do uso da violência britânica contra eles. E que o uso da violência indiana seria também inútil contra a força bélica britânica. 
 E que o uso da resistência pacifíca da parte dos indianos e da desobediência civil, demonstraria a superioridade moral do  povo indiano.
  Ou seja, Gandhi acreditava que a "cura" para a violência seria o uso da não violência(a paz), dizia ele: "não há caminho para a paz, a paz é o caminho". Gandhi ainda incentivava o boicote aos produtos importados, principalmente os britânicos, o que ajudaria a tornar o povo indiano independente economicamente dos britânicos. Gandhi incentivava os indianos a usarem roupas produzidas artesanalmente em teares, o que arruinaria a indústria têxtil britânica.
Uma de suas mais eficientes ações foi a marcha do sal, conhecida como Marcha Dândi, que começou em 12 de março de 1930 e terminou em 5 de abril, quando Gandhi levou milhares de pessoas ao mar a fim de coletarem seu próprio sal ao invés de pagar a taxa prevista sobre o sal comprado. Gandhi também era contra o sistema convencional de educação das escolas, defendia que as crianças aprenderiam mais com os pais e com a sociedade.
 Enfim Gandhi lutou contra o domínio capitalista britânico sob o seu povo, e que a violência era uma forma de povos dominarem outros povos, sendo então a paz a única maneira de construir uma sociedade mais justa e iguálitaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário